Vereador Josias Vidarte sugere incentivo para custeio de exames, remédios e cirurgias em Hulha Negra



A saúde pública e o fortalecimento da agricultura familiar foram os principais temas debatidos durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Hulha Negra, realizada nesta quinta-feira (27.03). O presidente da Casa, vereador Josias Vidarte, usou a tribuna para apresentar uma sugestão ao Poder Executivo: a criação de uma dotação orçamentária específica para auxiliar no custeio de exames médicos, aquisição de medicamentos e realização de cirurgias para a população mais necessitada.
A proposta tem como principal objetivo oferecer um atendimento mais ágil e eficaz a pacientes que, muitas vezes, não podem depender exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Vidarte, a demora na realização de exames e procedimentos pode comprometer a saúde e até mesmo a vida de muitos cidadãos, especialmente aqueles com doenças graves.
“Em casos mais extremos, como pacientes oncológicos, por exemplo, o tempo acaba sendo inimigo. Não se pode esperar pelo SUS, porque essas pessoas precisam de um tratamento urgente. Isso não é apenas bom para o paciente, mas também para a família, que sofre junto com a doença do familiar”, destacou Vidarte.
O parlamentar ressaltou que, caso a dotação seja criada, a Câmara poderá contribuir destinando recursos por meio de emendas impositivas. Essas emendas, garantidas pela Constituição, obrigam o Poder Executivo a aplicar os valores indicados pelos vereadores dentro do orçamento municipal, assegurando que os recursos sejam investidos diretamente em áreas prioritárias, como a saúde.
Outras pautas discutidas na sessão
Além da proposta apresentada por Josias Vidarte, outros vereadores também fizeram sugestões voltadas ao bem-estar da população.
O vereador Diego Rodrigues sugeriu que a Prefeitura avalie a necessidade de manter uma ambulância equipada, com motorista e técnico de enfermagem de plantão, sempre que houver eventos que exijam a presença de equipe de saúde.
“Dessa forma, caso seja necessário deslocar uma equipe para Bagé, outra poderá continuar prestando assistência à população local”, argumentou Rodrigues.
Já no campo da agricultura familiar, o vereador Luís Gustavo Dias Nunes destacou a importância do setor para a economia de Hulha Negra. Ele elogiou o trabalho dos pequenos produtores rurais e anunciou que pretende visitar a Expoagro, em Rio Pardo, acompanhado de agricultores do município. O evento, que reúne inovações e oportunidades para o setor agropecuário, pode trazer benefícios para os trabalhadores rurais locais.