Notícias

Rede municipal conta com ar condicionado em todas as escolas: Volta às aulas será na segunda-feira, dia 17.

Enquanto diversos municípios enfrentam dificuldades para iniciar o ano letivo devido à intensa onda de calor, Hulha Negra está preparada para receber seus alunos no dia 17 de fevereiro. Graças ao investimento realizado pela gestão anterior, todas as salas de aula da rede municipal, assim como refeitórios, salas da direção e dos professores das três escolas do município, contam com ar-condicionado instalado.

A estrutura garantida pelo investimento prévio permite que as aulas comecem normalmente, sem risco de interrupção devido ao calor extremo. Além disso, a atual administração municipal realizou um Estudo Técnico Preliminar (ETP) para iniciar um processo de dispensa de licitação voltado à manutenção dos equipamentos, assegurando o pleno funcionamento dos aparelhos.

Segundo dados da Secretaria da Educação do RS, das 2.320 escolas mantidas pelo governo do estado, 633 têm aparelhos de ar-condicionado. O número representa 27,3% do total das instituições, ou seja, cerca de uma em cada quatro instituições.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Amanda Dutra Mieres, reforçou a importância de cuidados extras com a saúde dos alunos durante o calor. Ela recomenda que os estudantes levem garrafas de água, usem protetor solar e bonés e evitem a exposição prolongada ao sol.

Para marcar a abertura do ano letivo, a Secretaria de Educação preparou uma recepção especial para os profissionais da educação. Com o tema “200 Dias para Esperançar”, o evento será realizado nesta sexta-feira, às 18h30, no Complexo Ramon (CRAS), proporcionando um momento de acolhimento e celebração no retorno às atividades.

 

Rede estadual tem aulas suspensas

Enquanto a rede municipal de Hulha Negra inicia as aulas normalmente, a rede estadual enfrenta um cenário diferente. A Justiça do Rio Grande do Sul determinou a suspensão do início do ano letivo devido às altas temperaturas, atendendo a um pedido do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers). Com isso, o retorno das atividades, previsto para ontem, 10 de fevereiro, foi adiado, podendo ocorrer no dia 17, caso a decisão não seja revertida.

O Governo do Estado recorreu da decisão por meio da Procuradoria-Geral e aguarda nova manifestação judicial. Enquanto isso, asescolas estaduais seguem com as atividades suspensas, e o governo segue monitorando a situação para divulgar atualizações sobre o calendário escolar.

Share this post