Notícias

Hulha Negra está habilitada para apresentar projeto habitacional pelo Minha Casa, Minha Vida

Josias Vidarte e Campani estiveram no local e anunciaram a implantação do projeto habitacional

 

O terreno destinado ao empreendimento fica próximo ao posto de combustíveis

Hulha Negra está entre os 20 municípios do Rio Grande do Sul habilitados para apresentar propostas de empreendimentos habitacionais voltados a regiões impactadas por situações que agravaram suas necessidades habitacionais. A medida faz parte da Portaria MCID Nº 47, publicada no Diário Oficial da União, que também define os procedimentos para as contratações no âmbito da linha de atendimento de provisão subsidiada de unidades habitacionais novas em áreas urbanas. Os recursos são provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Como parte dessa iniciativa, o município receberá um projeto para a construção de 25 moradias populares, destinadas a famílias de baixa renda. Na tarde desta quinta-feira (6), o presidente da Câmara de Vereadores de Hulha Negra, Josias Vidarte, acompanhou o prefeito Fernando Campani em visita ao espaço público onde as casas serão erguidas.

Vidarte destacou o compromisso da Câmara de Vereadores em apoiar projetos que beneficiem a população. “A construção dessas casas populares representa uma grande conquista para as famílias que mais precisam. Nosso compromisso, enquanto Câmara, é lutar para que Hulha Negra possa receber ainda mais moradias no futuro, garantindo dignidade e qualidade de vida para nossa gente”, disse o presidente do Legislativo.

O terreno destinado ao empreendimento é atualmente utilizado para treinos de tiro de laço. Para evitar prejuízos à prática do esporte, a administração municipal anunciou a construção de um Centro de Eventos Tradicionalista, em uma área pública próxima à Brigada Militar. O espaço contará com infraestrutura adequada para manifestações culturais e esportivas, incluindo uma pista de rodeios.

“Sabemos da importância do tiro de laço e do tradicionalismo para a nossa comunidade. Por isso, os laçadores e admiradores desse esporte podem ficar tranquilos. Teremos um novo espaço preparado especialmente para essa prática, que será um ponto de encontro para a cultura e as tradições gaúchas”, afirmou Campani.

Durante a visita, Campani destacou a importância do projeto não apenas para a oferta de moradia, mas também para a infraestrutura da região. “Tenho certeza de que este local trará uma nova identidade ao município. Além das moradias, aqui faremos um reservatório de água potável bem mais amplo que o já existente, que irá abastecer não só as novas residências, mas todas ao redor e, inclusive, outros reservatórios, com a água vinda da ETA da Trigolândia”, afirmou o prefeito.

O município aderiu ao programa Minha Casa, Minha Vida em 2024 e, agora, foi habilitado para apresentar o projeto. Conforme Adriano Santos, coordenador de projetos da prefeitura, a etapa atual envolve o cadastramento e a definição da área. “O primeiro passo foi o credenciamento, realizado em 2024. A conquista do recurso se deu com o prefeito Campani, e agora estamos na fase de cadastramento, que inclui a apresentação do projeto técnico e demais exigências do Ministério das Cidades”, explicou.

Santos informou ainda que o setor de Projetos da prefeitura está preparando toda a documentação técnica necessária. Hulha Negra é o primeiro município da Região da Campanha a ser habilitado no programa Minha Casa, Minha Vida.

Share this post