Alusivo ao Dia do Idoso, a secretaria  de Assistência Social de Hulha Negra promoveu um dia de ação voltado a melhor idade. Na quinta-feira foi realizado um encontro com participantes dos grupos da Melhor Idade da Sede de hulha Negra, Trigolândia e assentamento Conquista da Fronteira. Todos os grupos são assistidos pela Secretaria.

Pela manhã foi realizada uma Gincana com os participantes, mais de 35, conforme informou a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a Maninha. Ao meio dia a Secretaria realizou um almoço de confraternização a as atividades seguiram a tarde com o Dia da Beleza, onde foi oferecido penteados, maquiagem, manicure e unhas decoradas. Tudo gratuitamente. A avaliação da secretária é positiva.

“A gente pode ver a alegria estampada no rosto de cada um. Eles gostaram e se sentiram animados com as atividades físicas e com a participação dos psicólogos. Estamos agradecidos por proporcionar alegria e auto estima para nossos idosos”, disse Maninha.

Dia do Idoso No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

comentários