Notícias

De volta às aulas! Rede municipal de Hulha Negra retoma as atividades em 17 de fevereiro

As escolas municipais de Hulha Negra estão prontas para receber os alunos a partir do dia 17 de fevereiro, marcando o início do ano letivo de 2025. Até o momento, 682 estudantes estão matriculados na rede, que conta com unidades distribuídas em diferentes regiões do município: a Escola Monteiro Lobato, maior instituição de ensino fundamental na sede; a Escola de Educação Infantil Tia Elaine Bastos Oyarzabal, que atende crianças de dois a quatro anos; a Escola Auta Gomes, localizada na comunidade do Pampeano; e a Escola Colônia Nova Esperança, que leva o nome da localidade onde está situada.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cristiane Pereira, todas as escolas passaram por um processo de organização para garantir um retorno seguro e acolhedor. “Nos empenhamos muito para que esse início seja tranquilo e positivo para os alunos e suas famílias. Além das questões burocráticas e organizacionais, tivemos um foco especial em garantir um ambiente receptivo e preparado para as vivências dos estudantes”, afirmou.

 

Transporte escolar manterá as rotas anteriores

Um dos pontos fundamentais para o acesso à educação no município é o transporte escolar, que atende alunos das áreas urbanas e rurais. A secretária ressaltou que não haverá mudanças nas rotas em relação ao ano passado. “O transporte escolar sempre é um desafio, mas conseguimos manter as rotas já existentes e superar todas as questões relacionadas à manutenção dos veículos”, explicou.

Dessa forma, a expectativa da Secretaria de Educação é que os estudantes consigam se deslocar de forma segura e eficiente, garantindo a frequência escolar e evitando dificuldades no trajeto até as unidades de ensino.

 

Inclusão será um dos principais desafios de 2025

Para este ano, a inclusão será uma das prioridades da pasta. Cristiane Pereira destacou que a Secretaria pretende avançar no desenvolvimento de políticas educacionais voltadas à equidade. “Temos muitos desafios a vencer, e um dos principais será a inclusão. Queremos dar uma atenção especial a essa questão, promovendo um entendimento real sobre o que significa incluir e garantindo que a educação seja acessível e de qualidade para todos”, afirmou destacando que a iniciativa busca não apenas estruturar um ensino mais adaptado às diferentes necessidades dos alunos, mas também sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de uma educação verdadeiramente inclusiva, promovendo um ambiente de aprendizado para todos.

 

Matrículas seguem abertas

As famílias que ainda não realizaram a matrícula de seus filhos para o ano letivo de 2025 podem procurar as escolas municipais. Desde o dia 13 de janeiro, gestores escolares estão atendendo a comunidade para a realização de novas inscrições e esclarecimento de dúvidas.

A Secretaria de Educação reforça a importância de que pais e responsáveis garantam a vaga dos alunos o quanto antes, para que o planejamento das atividades possa ser feito da melhor forma possível.

Share this post