Cachorra Dandara, inspiração para nova associação de proteção animal, morre após quatro anos de resgate
Foto: Ascom Prefeitura Hulha Negra

A cadela Dandara, símbolo da luta pela proteção animal em Hulha Negra, morreu na noite desta terça-feira (4), após quatro anos de cuidados intensivos. Resgatada por Mara Morales com um quadro grave de botulismo canino – doença que compromete o sistema nervoso e pode levar à paralisia total –, Dandara serviu de inspiração e deu o nome da Associação de Proteção Animal Dandara (APA Dandara), formalizada nesta semana no município.
“Ela não se movia, apenas mexia os olhos. Lutamos muito por sua recuperação, e, apesar das limitações, ela viveu cercada de amor. Foram quatro anos de muitas batalhas, mas também de muita dedicação e carinho”, disse Mara Morales, presidente da recém-criada APA.
APA Dandara
A associação nasce com o objetivo de resgatar e proteger animais em situação de abandono, além de promover ações de educação ambiental. A oficialização ocorreu em reunião na Secretaria Municipal de Assistência Social, contando com a presença de voluntários e autoridades locais.
O prefeito Fernando Campani destacou o apoio do Executivo à entidade. “A cidade precisa da participação da sociedade na busca por soluções para problemas como a proliferação de animais sem os devidos cuidados. A Prefeitura será uma parceira importante para viabilizar essas ações”, afirmou.
A APA Dandara também terá representação no Conselho Municipal de Meio Ambiente. “Será uma voz ativa nas discussões sobre proteção animal e sustentabilidade na cidade”, ressaltou Mônica Ballejo Canto, integrante da diretoria.
Mara Morales conta que a criação da entidade sempre foi um sonho. “Com o incentivo do prefeito, reunimos um grupo de voluntários que já atuavam na proteção animal e estruturamos a APA. Dandara foi um símbolo de resistência e amor, e agora seu nome seguirá vivo na nossa missão de salvar outros animais”, disse.
Com a formalização da entidade em andamento, a expectativa é garantir recursos para castração, atendimento veterinário e um espaço adequado para acolhimento.
Diretoria da APA Dandara
- Presidente: Mara Morales
- Vice-presidente: Irio Faria de Ornelas
- Secretária: Luciana Fischöder Pereira
- Vice-secretária: Monica Ballejo Canto
- Tesoureira: Naiara Martins
- Vice-tesoureiro: Glênio Cavalheiro
- Conselho fiscal: John Sullivan Soares Ribeiro, Joanaína Duarte Coelho e Iara Moreira Mendes
- Suplentes: João Gabriel Coelho e Cristina Estevo