Corrente de solidariedade: Grupo de doadores de sangue se mobilizada para ajudar paciente internado em Rio Grande. Saiba como ajudar
Fotos: Reprodução Facebook
Grupo de doadores de sangue engajados na Campanha
Grupo de doadores de sangue engajados na Campanha
Grupo de doadores de sangue engajados na Campanha
Uma campanha de doação de sangue foi organizada para ajudar o seu Adão Artidor, conhecido como “Pitbull”, que está internado na Santa Casa de Rio Grande desde o dia 6 de janeiro. Diagnosticado com mielodisplasia – uma condição rara que afeta a medula óssea e compromete a produção de células sanguíneas saudáveis –, ele necessita de transfusões regulares para evitar complicações graves, como anemia e infecções. No total, são necessárias 62 bolsas de sangue, com prioridade para os tipos O+ e O-.
Após passar 17 dias na UTI do Complexo Hospitalar Enio Duarte Fernandes, Pitbull apresentou sinais de recuperação e foi transferido para um quarto. Para garantir o estoque necessário de sangue, familiares e amigos criaram um grupo no WhatsApp chamado “Doação de Sangue”, que hoje conta com 79 membros. O grupo coordena doações no Banco de Sangue do Hospital de Cardiologia de Rio Grande.
A mobilização já trouxe resultados: três grupos de doadores de Hulha Negra viajaram até Rio Grande para realizar a doação. Gabriel Soares, filho do seu Adão Artidor, expressou gratidão aos voluntários. “Meu pai está muito feliz com essa mobilização popular. Agradecemos imensamente a todos que estão engajados nesta luta pela vida”, escreveu no grupo. Na sexta-feira (07) um novo grupo irá até o Banco de Sangue.
Maria Inês Soares, filha do seu Adão Artidor, reforçou que o grupo seguirá ativo mesmo após atingir a quantidade necessária de doações. “Quem doar sangue e quiser permanecer no grupo pode ficar. Hoje é o pai quem precisa, mas se alguém precisar mais para frente, já teremos esse apoio organizado”, explicou.
Apoio financeiro à família
Embora a internação hospitalar de Artidor seja custeada pelo SUS, a família enfrenta dificuldades financeiras com os deslocamentos constantes para Rio Grande e outras despesas relacionadas ao tratamento. Para ajudar a custear esses gastos, foi criada uma campanha de arrecadação via Pix.
Doações podem ser feitas para a chave Pix CPF 724.736.900-06, em nome de Lili Nair Noe Soares, esposa de Adão Artidor. A família agradece a solidariedade e reforça que toda ajuda é bem-vinda.
Como ajudar:
Doação de sangue
Os interessados em doar sangue podem entrar em contato com os administradores do grupo “Doação de Sangue”:
📞 José Luís Soares – (53) 99972-1572
📞 Maria Soares – (53) 99977-2191
📞 Antônio Gabriel Soares – (53) 99928-6267
As doações podem ser feitas no Banco de Sangue do Hospital de Cardiologia de Rio Grande, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Procedimentos para doação de sangue
Paciente: Adão Artidor Machado Soares
Tipo sanguíneo: O+ e O-
Hospital: Banco de Sangue do Hospital de Cardiologia de Rio Grande
Requisitos e documentos necessários para a doação, de acordo com o Banco de Sangue:
- Documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira profissional ou habilitação (obrigatório).
- Ter peso acima de 50 kg.
- Idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos.
- Não estar em tratamento médico ou usando medicamentos químicos.
- Não estar resfriado (tosse, coriza, febre, catarro).
- Não fumar duas horas antes e após a doação.
- Não ingerir bebidas alcoólicas no dia da doação.
- Comunicar se fez uso de vacinas recentemente.
- O doador deve ter repousado na noite anterior à doação.
Alimentação no dia da doação:
- Pela manhã: tomar café da manhã normal, sem frituras ou gorduras (aguardar 1 hora antes da doação).
- À tarde: fazer almoço normal (aguardar 3 horas antes da doação).
- Não será aceita doação em jejum.